Artigos, ABNT e correria da faculdade

A vida dos estudantes de arquitetura é muito atarefada. Projetos e mais projetos de diversas escalas. Projetos urbanos, de interiores, institucionais, residenciais. Mal temos tempo para respirar nesse ritmo de projetos incessantes.  Imagine então ter tempo para produzir conhecimento, a faculdade  tem essa função: produzir conhecimento. Assim a ciência e diversas áreas do conhecimento avançam e alteram a sociedade.

Nas nossas universidades uma das formas de produzir conhecimento é a produção de artigos, monografias e dissertações. Todo estudante, ao menos uma vez na vida acadêmica terá que fazer uma monografia como trabalho final de graduação. Além da falta de tempo temos a ABNT.

Entendo que a ABNT tem  um uso justificado como proteger o  conteúdo de outros autores e pesquisadores, pois nada se cria do nada, tudo se baseia em algo que já foi produzido. Tirando isso, a ABNT é algo no mínimo complicado para quem é novato na produção de artigos científicos.

Por sorte temos sites e aplicativos que formatam os textos da norma da ABNT automaticamente, o que já é um alívio para os estudantes de arquitetura que mal tem tempo para si mesmos.

Produzir um artigo, só por fazer qualquer um faz mas se o seu objetivo for produzir conhecimento de qualidade aqui vão algumas dicas.

 Se organize
Quando o professor ou professora lançar  o trabalho  de artigo, procure definir o tema o mais rápido possível e a partir daí procure referências bibliográficas e selecione os livros de leitura.

Leia os livros
Literalmente leia os livros que você irá usar como embasamento teórico para o artigo. Facilita muito na hora de escrever o artigo já que você saber de onde tirar o conteúdo que será útil para o seu artigo. Acredite é preciso pesquisar bastante e verificar se o livro é útil o u não para o artigo

Por fim, não deixe tudo pro final
O artigo não é algo rápido e fácil de fazer, mesmo com a formatação automática o artigo tem que ser escrito por alguém. Então comece a escrever aos poucos, escreva a introdução, o desenvolvimento  e assim vá construindo o artigo aos poucos sem pressa. Porque no final do semestre… é tenso.

Um abraço e Roger that! \o.

2 comentários sobre “Artigos, ABNT e correria da faculdade

Deixe um comentário